domingo, 22 de janeiro de 2017

Catarse

  Acho que andei uns 20 minutos pra chegar aqui. Não é o melhor lugar para o que eu pretendo fazer, mas é o melhor que consegui. Há 3 crianças brincando com uma bola, eles me observam de volta por um tempo mas não tem porque perder tempo comigo. Continuam a brincar.
  Nos últimos dias estive sedento por razão. O tempo todo em busca de racionalidade. Porque assim as coisas se simplificam. Assim as coisas se tornam mais toleráveis. Mas hoje eu procuro outra coisa. Algo que ainda não sei o nome, mas sei que existe, e eu vou ter.
  Não vou dizer que esta é a razão porque a racionalidade não resolve os problemas por si só. Sempre essencial, sim, mas integral não. Sei disso porque não podemos (nem sempre e não desse jeito) racionalizar nossas emoções. Ainda mais tantas e tão fortes quanto as que eu guardo aqui dentro.Apoio que elas merecem ser sentidas e cada uma delas valorizada.
  Então, apesar de tudo, eu sinto. Vou sentir e não vou me envergonhar disso. Acho que lembrei do que vim procurar aqui: Catarse
  Eu quero seguir em frente e eu vou. Eu vim aqui para sentir e seguir, porque se eu não racionalizar que eu NÃO POSSO racionalizar tudo, se eu não sentir o suficiente para que depois eu não tenha aquele vazio por dores mal sentidas, se eu não me dispor a ter uma solitária reunião comigo mesmo eu talvez não consiga. Talvez não consiga continuar.
  Mas estou aqui. Estou sentindo. Estou progredindo. Estou aceitando. Estou crescendo. E, me afastando das emoções por alguns momentos, quero me perder em razão. Porque ela me diz que tudo é temporário, ela me diz que é normal não se ter o que quer, ela me diz que as coisas não costumam a dar certo e ela me sussurra gentilmente no pé do ouvido que um dia vão dar.


CATARSE
Substantivo Feminino

1- na religião, medicina e filosofia da Antiguidade grega, libertação, expulsão ou purgação do que é estranho à essência ou à natureza de um ser e que, por isso, o corrompe.
 
2- estét teat purificação do espírito do espectador através da purgação de suas paixões, esp. dos sentimentos de terror ou de piedade vivenciados na contemplação do espetáculo trágico
 
3-psicn operação de trazer à consciência estados afetivos e lembranças recalcadas no inconsciente, liberando o paciente de sintomas e neuroses associadas a este bloqueio.
 
4-psic liberação de emoções ou tensões reprimidas, comparável a uma ab-reação.
 
5-psic efeito liberador produzido pela encenação de certas ações, esp. as que fazem apelo ao medo e à raiva.   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário