domingo, 8 de janeiro de 2017

Arte

A arte está no distanciamento. No andar na rua, na visão única, sem o véu do blasé. A arte está em ver as coisas de longe, como elas realmente são. Os artistas nasceram para pegar aquilo que é comum, subestimado e normal e nos afastar disso. Quando nos afastamos, podemos julgar melhor, podemos apreciar melhor. A arte é isso.
Quando faço meu percurso até a faculdade, aquele mesmo que já fiz quinhentas vezes, eu não costumo olhar, não costumo perceber. Os pássaros no céu, a água e a ponte distante. É tudo parte da minha rotina, do meu normal. A repetição nos rouba a arte. A mesmice, o dia a dia. Mas então, quando estou felizmente disposto, eu me afasto. Olho aquele cenário como um turista. Vejo as coisas como se fosse a primeira vez. "Olha aquela ponte, como é enorme! A água, tão vasta... Provavelmente muito funda também." É tão... belo.
E assim a arte nos salva, nos afasta e nos tira do terrível blasé. A insana arte é a maneira mais eficaz de manter o mundo são. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário