terça-feira, 22 de novembro de 2016

Decreto

Estou sentado num colchonete estendido no chão da minha varanda com meu cachorro no lado. Ele sempre vem quando me preparo para a meditação, o King. As vezes penso que ele gosta da minha companhia, mas é só provavelmente pelo colchonete mesmo.
Agora, escrevo sem precisar manter a coluna ereta, aliviado por ainda não estar meditando e tendo que enfrentar aquela dor chata nas costas. Estou aqui para fazer um decreto:

*Decreto, agora, no dia 22 de novembro de 2016, que tudo está mudado. Agora é tudo novo, tudo diferente!*

Ok, a despeito do fato de que "tudo mudado, tudo novo, tudo diferente" é, no mínimo, irracional, visto que TUDO está sempre mudando, sempre sendo novo e diferente. Então não poderia haver algum momento da nossa vida que tudo vá realmente mudar.  Estou repetindo as palavras, divagando nas pautas erradas do assunto. Mas este é um decreto, não vejo problema em me demorar. Até porque é bem capaz do número de pessoas a ler isso não ser superior a 0.

O vento bate forte no meu corpo. Não consigo deixar de perceber as folhas das árvores dançando, se esforçando para se soltar e ir com o vento.Voltando:

Vou tentar ser conciso: 2016 foi um ano incrível e horrível. Foi muito bom e muito ruim. Na real, nele tive os melhores momentos e os piores momentos de toda uma vida. Tenho 20 anos, isso é algo.
A pior parte foi quando minha depressão me levou para o fundo do poço ao mesmo tempo que eu descobri uma série de complicações - incuráveis- nos ouvidos.

Ok, eu continuo defendendo que não há grandes mudanças ou inovações nas nossas vidas já que, para mim, vivemos em constante metamorfose. Mas devo admitir que dessa vez, dessa única vez na minha vida inteira, eu tive um divisor de águas. Tudo antes desse último breakdown nunca mais voltaria a ser como era. Minha vida depois disso com certeza não foi a mesma.

Voltando: Eu tive isso tudo acontecendo. Ouvido, coração ferido, depressão no seu mais alto potencial. Ao mesmo tempo.
Nos últimos meses pra cá eu tenho meditado, tenho mudado minha postura quanto a tudo. E tenho melhorado. Passo os dias pensando nesses problemas no ouvido e tentando aceitá-los, mas já não tenho as crises de depressão que tinha antes. Sei que dessa vez, a despeito de qualquer enfermidade que meu corpo tenha e insista em continuar, eu sei que minha mente está fazendo o certo. De qualquer maneira, tudo mudou, pra valer.

Antes disso tudo eu estava constantemente pensando se a vida valia a pena mesmo. Se valia a pena chorar até dormir por me odiar por chorar até dormir. Era algo que eu demorava a responder, as vezes deixava até a pergunta pra lá.

Mas agora eu consigo ver as coisas com mais clareza. Quando estou com o ouvido entupido- uma constante nos meus dias - e com o zumbido insistente a me incomodar bastante, me pergunto se isso tudo está valendo a pena.

Sim.

O banho quente. Minha varanda dotada de vento, quietude e natureza. A natação naquele dia chuvoso. As crises de riso com aquelas pessoas que eu gosto tanto. Os momentos de perfeita sensação de plenitude. Os momentos em que me sinto completo, disposto, com um motivo para estar aqui. Posso sim ver que tudo vale a pena. E que ainda valerá muito mais um dia.

Então esse é o decreto.
Decreto que tudo mudou. Que as coisas ainda podem ser difíceis, mas há porque continuar aqui. Há porque não desistir. E desistir nem passa mais pela minha cabeça.

A vida é tão bela.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário